GRAMMAR

                                        GRAMMAR: THE SIMPLE PRESENT TENSE

Formação: Sujeito + verbo principal no infinitivo sem o "to".
Ex.: To love (amar) infinitivo
Singular                   Plural
1st     I love                 1st    We love
2nd    You love                      2nd   You love
         He loves
3rd    She loves                     3rd   They love
        It loves
Note: Só ocorre mudanças na terceira pessoa do singular (he,she,it), seguindo os seguintes critérios:
A – de modo geral acrescenta-se "s". Ex.: to sing = she sings
b – quando o verbo termina em: "ss, sh, ch, o, x, z" acrescenta-se "es".
Ex.: to dress = She dresses                      to do = He does
       to wash = He washes             to fix = He fixes
       to watch = It watches              to buzz = It buzzes
c – quando o verbo termina em "y" precedido de consoante, troca-se o "y" por "i" e acrescenta-se "es".
Ex.: to study = He studies  mas  to play = He plays
O Presente Simples descreve:
a – ações habituais ou regulares, acompanhadas de advérbios de tempo como: always (sempre), often (frequentemente), usually (habitualmente), sometimes (às vezes), seldom (raramente), never (nunca), every (todo), once a (uma vez por), twice a (duas vezes por), three times a (três vezes por), etc.
Ex.: Mary goes to the college every day.= Mary vai ao colégio todo dia
b – verdades gerais como: leis, postulados ou citações.
Exs.: Birds fly. = Pássaros voam                             Oil floats on water. = O óleo flutua na àgua
One bird in the nest is better than two in the bush = um pássaro na mão é melhor que dois voando.
The earth moves around the sun. = A terra gira em torno do sol
c – futuro planejado. 
Ex.: We arrive in Paris at 10 o'clock tomorrow. = Nós chegamos em Paris às 10 horas amanhã.
As formas negativas e interrogativas deste tempo verbal são feitas com o auxiliar "DO/DOES". Nas frases com I,You,We,They, usamos "DO" e nas com He,She,It, usamos "DOES". E se o verbo estiver flexionado em "s, es, ies”, este fica sem estas flexões.
Exs.:  I know her.                                        She likes him.
          I do not (don't) know her.                  She does not (doesn't) like him.
          Do I know her?                                  Does she like him?
Observe os exemplos abaixo e veja como se faz a question-tag no presente simples.
She knows me,doesn't she?                        Mary doesn't play the piano,does she?
They study French,don't they?                     They don't like coca-cola,do they?        
                                  
                                           GRAMMAR STUDY: PERSONAL PRONOUNS

SUBJECTIVE CASE                                                        OBJECTIVE CASE

I - eu                                                                              Me  

- me, mim



You  - tu, você, o Senhor, a Senhora                            You - tr, ti, lhe, a você

He     - ele                                                                      Him - o, lhe, a ele
She   - ela                                                                      Her  - a, lhe, a ela
It       - ele, ela (neutro)                                                  It      - o,a, lhe, a ele, a ela
We     - nós                                                                     Us     - nos, a nós
You    - vós, vocês, os Senhores, as Senhoras               You   - vos, a vós, lhes, a vocês
They   - eles, elas                                                           Them – os, as lhes, a eles, a elas
1. os pronomes do caso subjetivo (reto) são usados normalmente antes do verbo principal e atuam como sujeito
Observações:
a)     – o pronome you serve tanto para o singular quanto para o plural, servindo para ambos os tratamentos, formal e informal.
Ex.: You must go = você(s) deve(m) ir  /  o(a)(s) Sr.a(s) deve(m) ir
b)    – os pronomes he e she, respectivamente ele e ela são usados normalmente para pessoas. Às vezes pode-se usar os pronomes citados para animais ou coisas, caso queiramos denotar algo pessoal por razões de afeto ou outras características humanas.
Ex.: My dog is called Tom. He is very smart. My cat is called Lilly. She is an Angora.  The ship will sail tomorrow. She is very big. France will do what she promised to do.
c)     – para a indeterminação de sujeito usa-se you ou one correspondendo a se .
Ex.: How do you light a fire? = Como se acende um fogo?
        What can one do? = O que se pode fazer?
d)    o pronome it é usado para animal ou coisa, exceto nos caso de personificação vistos acima. Às vezes usa-se it para pessoas, quando não houver designação de sexo.
Ex.: The baby is sick. It is sick.
O pronome it é também usado em expressões que, em português, seriam orações sem sujeito, o que nunca ocorre em inglês.
Ex.:  It is cold.  = Faz frio.
        It is one o’clock. = É uma hora.
Ou em expressões como:
It seems so good. = Parece tão bom.
It looks like magic. = Parece mágico.
2 – Os pronomes objetivos (obliquos) são usados após o verbo ou preposições.
Ex.:  Mary sees him. = Maria o vê.                      This gift is for her. = Este presente é para ela
Observações:
a) - Após o verbo de ligação to be (ser,estar) pode-se usar pronomes subjetivos (mais formalmente) ou pronomes objetivos (mais informalmente).
Ex.: Who is it?  It’s I (menos usado)
                         It’s me (mais usado)
b) – Após o verbo to be o pronome poderá desempenhar papel de sujeito ou objeto. Observe as frases:
Ex.: It is he who needs the money. = É ele que necessita do dinheiro.
       It is him that we love. = É ele que nós amamos
c) – Após as conjunções than e as aconselha-se o caso objetivo.
Ex.: Tom is taller than him. (objeto)                                 Tom is taller than he is. (sujeito)

                       GRAMMAR: THE PRESENT CONTINUOUS TENSE

 Formação: Faz-se este tempo verbal, com o presente do verbo to be mais o verbo principal no gerúndio ou seja, com ing.

Singular                                                         Plural
1st     I am playing football.                               1st    We are dancing well.
2nd   You are coming soon.                               2nd   You are listening to the radio.
        He is studying with us.
3rd    She is tying the box.                               3rd    They are seeing the patient.
        It is running too much.
Usos:
A - para indicar uma ação que está ocorrendo no momento em que se fala.
Ex.: students are now attending pregnant women.
b – para expressar uma ação ocorrendo na época presente, mas não necessariamente no momento que se fala.
Ex.: Automatization is increasingly making its way into medicine.
c - para planos imediatos futuros.
Ex.: What are you doing tonight?
Formação do Gerúndio
01 - de modo geral faz-se o gerúndio, colocando-es ing ao verbo no infinitivo sem o to.
Ex.: To talk =  talking
02 – para verbos terminados em E e que este não seja pronunciado, retira-se este e acrescenta-se ing.
Ex.: To live = living       mas  To agree =  agreeing
03 - para verbos terminados em IE, troca-se estes por Y  e acrescenta-se ing.
Ex.: To lie =  lying
04 - para verbos monossílabos ou dissílabos oxítonos terminados em consoante-vogal-consoante, dobra-se a consoante final e crescenta-se ing. Exs.:  To stop =  stopping
To begin = beginning 
 mas  To open =  opening
05 – para verbos que terminam em C, acrescenta-se K com o ing.
Ex.: to mimic = mimicking
As formas negativas e interrogativas obedecem às formas do verbo to be.
Exs.:   I am not playing football.    Am I playing football?
Advérbios que normalmente acompanham este tempo verbal:  now (agora), at present (presentemente),  at this moment (neste momento), soon (logo), tomorrow (amanhã).
Question-Tag:
Exs.:   He is studying now, isn't he?           He isn't studying now, is he?

                                                        GRAMMAR STUDY: IMPERATIVE
Formação: Forma-se eliminando o to do infinitivo, e o sujeito subentendido estará, porém, ausente. Ex.:  To open (abrir)   infinitivo   =  Open up your heart! (abra bem seu coração!)
Uso: O imperativo expressa ordens, pedidos e convites.
Forma negativa: faz-se o imperativo negativo acrescentando-se do not ou don't antes do verbo.  Ex.: Do not (don't) open the door!
Podemos ainda dar uma ordem em forma de convite usando a expressão let us (let's) que significa vamos. Na negativa usamos not após let's.
Ex.: Let's look for other facts!  Let's not stop here!
Quando quisermos amenizar uma ordem dada, usamos a palavra please no início ou no fim da frase após uma vírgula.
Ex.: Please don't go away!  ou  Don't go away, please


GRAMMAR STUDY: POSSESSIVES: ADJECTIVES AND PRONOUNS


I - Possessives adjectives
 

The defendant made his own defense.  O réu fez sua própria defesa.
Note que na frase acima o possessivo precede a posse qualificando-a. É chamado, por isso, de adjetivo possessivo. São eles:
Possuidor                                            Possessivo
I                                                          My - meu, minha(s)
You                                                     Your - teu, tua(s), seu,sua(s)
He                                                       His - seu, sua(s), dele
She                                                     Her - seu, sua(s), dela
It                                                         Its - seu, sua(s), dele,dela
We                                                      Our – nosso(a)(s)
You                                                     Your – vosso(a)(s),seu,sua(s)
They                                                    Their - seu, sua(s), deles, delas.

II - Possessive Pronouns
"A love like ours could never die." Um amor como o nosso nunca poderia morrer. 
Note que nas frases acima, o possessivo não vêm acompanhado da posse. É chamado de pronome possessivo. São eles:
Possuidor                                            Possessivo
I                                                          Mine - meu, minha(s)
You                                                     Yours - teu, tua(s),seu,sua(s)
He                                                       His - seu, sua(s), dele
She                                                     Hers - seu, sua(s), dela
It                                                         Its - seu, sua(s), dele, dela
We                                                      Ours - nosso(a)(s)
You                                                     Yours - vosso(a)(s),seu,sua(s)
They                                                    Theirs - seu, sua(s), deles, delas
Note que os possessivos concordam com o possuidor, não variando com a posse nem gênero ou número.
Quando os sujeitos forem: everybody, everyone, e outros indefinidos, o possessivo correspondente é his.
Ex.: Everybody should do his job.
Quando os sujeitos forem substantivos agrupados como: people, couple, o adjetivo possessivo é their e o pronome possessivo é theirs.
Ex.: The couple who devoted their lives is here.

                                          GRAMMAR: PAST CONTINUOUS TENSE
Formação: Sujeito + passado do verbo to be + verbo principal no gerúndio.
Singular                                                         Plural
      1st   I was playing the guitar                         1st     We were coming soon
      2nd   You were running fast                          2nd   You were studying French
              He was making the beds                   
      3rd    She was seeing him                            3rd    They were tying the box
              It was jumping the wall
Uso:
a – para descrever uma ação que estava acontecendo no passado.
Ex.: My team was playing very well.
b – para descrever duas ações contínuas que estavam acontecendo simultaneamente no passado, usa-se o past continuous tense nas duas orações, geralmente ligadas por while.
Ex.: I was reading the news while they were trying to score a goal.
       While I was reading the news, they were trying to score a goal.
c - é também usado para descrever uma ação que estava acontecendo no passado enquanto uma outra ação ocorreu. Nesse caso, para a ação contínua, mais demorada, que estava em desenvolvimento, usamos o verbo no past continuous tense. E para a ação mais curta, mais rápida, a que interrompe, usamos o verbo no simple past tense.
Ex.: Dirty Jack was running when Shorty pushed him.      When Dirty was running, Shorty pushed him.
Formas: negativa e interrogativa
Ex.:  We were not playing volleyball.           Were we playing volleyball?   

                                               GRAMMAR: REFLEXIVE PRONOUNS
Reflexivos são pronomes usados para mostrar que o sujeito pratica ação e recebe a própria ação. Concordarão sempre com o sujeito.
Sujeito                                                                  Reflexivo
I                                              Myself - a mim mesmo, eu própria
You                                        Yourself - tu/você mesmo, tu/você próprio
He                                          Himself - ele mesmo, ele próprio
She                                        Herself - ela mesma, ela própria
It                                             Itself - Ele/ela mesma, ele/ela própria
We                                         Ourselves - nós mesmos, nós próprios
You                                        Yourselves - vós (vocês) mesmos, vós(vocês) próprios  
They                                      Themselves - eles/elas mesmas, eles/elas próprias
One                                       Oneself - si mesmo, si próprio
Everybody,Everyone          Himself - si mesmo. si próprio
Exs.:  Peter cut himself. Peter cortou-se
        Everybody should provide himself with proteins.
        Todo mundo deve prover-se de proteínas.
Estes pronomes também são usados para enfatizar ora o sujeito, ora o objeto.
Exs.: Mary herself made the cake. (enfatizando o sujeito)
         Mary made the cake herself.- Maria mesma fez o bolo
         Lucy saw the Pope himself. (enfatizando o objeto)
         Lúcia viu o Papa em pessoa
Expressam uma função idiomática como sinônimo de alone quando precedido da preposição by.
Ex.: I went there by myself. = I went there alone   - Eu fui lá sozinho.
Quando quisermos expressar uma ação recíproca em inglês, usamos as palavras each other e one another.
Exs.: Paul loves Mary and Mary loves Paul. = They love each other.
         Paulo ama Maria e Maria ama Paulo = Eles amam um ao outro                                                  
          Jesus said: "love one another". Jesus disse: “Amai-vos uns aos outros.”

GRAMMAR: THE SIMPLE PAST TENSE  -  Regular verbs:

Formação: faz-se este tempo verbal a partit do infinitivo sem o to, com o acréscimo de ed.

Ex.: To want (querer) infinitivo

       Singular                                               Plural
1st    I wanted                                       1st    We wanted
2nd   You wanted                                   2nd   You wanted
       He wanted
3rd   She wanted                                   3rd    They wanted
       It wanted
Obs. Todas as pessoas são iguais, mas temos algumas regras a observar:
01 - de modo geral faz-se o passado com o acréscimo de ed, como no exemplo acima.
To talk = talked
02 – se o verbo termina em Y precedido de consoante, retira-se este e acrescenta-se ied.
Ex.: To cry = cried  mas  To play = played
03 – se o verbo termina em E, acrescenta-se apenas d.
Ex.: To love = loved
04 - se o verbo for monossílabo ou dissílabo oxítono terminado em consoante-vogal-consoante, dobra-se a consoante final e acrescenta-se ed.
Exs.: To drop =  dropped
         To occur =  occurred   
mas  To listen =  listened
O passado simples descreve uma ação completamente terminada no passado. O tempo de ocorrência da ação está geralmente indicado na frase ou implícito.
Os advérbios mais comuns que seguem este tempo verbal são: yesterday (ontem), the day before yesterday (anteontem), last... (no último...), ago (atrás), for (por), in 1950.
Ex.: he arrived yesterday.
As formas negativas e interrogativas são feitas com o auxílio de DID, deixando o verbo principal no infinitivo sem o to.
Exs.: We played the guitar    We did not play the guitar.       Did we play the guitar? 

Os verbos irregulares não seguem nenhuma regra para fazer o seu passado, pois cada verbo tem sua forma própria de passado. No entanto, podemos dividi-los em três grupos:
01 - os verbos que têm as três formas primitivas iguais.
Ex.:  infinitivo                           passado                      particípio
        To let                               let                                let
02 - os verbos que têm o particípio igual ao passado:
Ex.:  infinitivo                           passado                      particípio
        To find                             found                           found
03 - os verbos que têm as três formas primitivas diferentes:
Ex.:  infinitivo                           passado                      particípio
       To know                            knew                            known
As formas negativas e interrogativas seguem o mesmo processo dos verbos regulares, ou seja, com o auxílio de DID.
Exs.:  They knew us        They did not know us.           Did they know us?
Question-tag:
Ex.:   She loved him, didn't she?            She didn't love him, did she?

                                                         GRAMMAR: THE FUTURE TENSES

I - Simple Future Tense
Formação: Sujeito + will / shall + verbo principal no infinitivo sem o "to".

Singular                                       Plural

1st   I will/shall do                      1st   We will/shall do
2nd  You will do                         2nd  You will do
      He will do
3rd  She will do                         3rd They will do
      It will do
Contração: I'll = I will / I shall. Podendo se fazer o mesmo com todas as pessoas.
Formas: negativa e interrogativa.
Exs.: I will not do ou I won't do.   Will I do?          I shall not do ou I shan't do.   Shall I do?

II - Immediate Future
Formação: Sujeito + presente do verbo to be + going to + o verbo principal no infinitivo sem o "to".
Singular                                              Plural
1st   I am going to read                         1st  We are going to read
2nd  You are going to read                     2nd  You are going to read
      He is going to read
3rd  She is going to read                                   3rd  They are going to read
      It is going to read
Formas: negativa e interrogativa.
Exs.:  You are not (aren't) going to read        Are you going to read?

III - Future Continuous Tense
Formação: Sujeito + will be + o verbo principal no infinitivo sem o "to".
Singular                                              Plural
1st  I will be studying                             1st  We will be studying
2nd  You will be studying                       2nd  You will be studying
     He will be studying
3rd   She will be studying                       3rd   They will be studying
     It will be studying
Formas: negativa e interrogativa.
Exs.:  He will not (won't) be studying.    Will he be studying?

IV - Conditional Tense
Formação: Sujeito + would + verbo principal no infinitivo sem o "to".
Singular                                              Plural
1st  I would jump                                   1st  We would jump
2nd  You would jump                             2nd  You would jump
     He would jump
3rd   She would jump                             3rd  They would jump
     It would jump
Contração: I'd = I would. Podendo fazer o mesmo com todas as pessoas.
Formas: negativa e interrogativa.
Exs.:  She would not (wouldn't) jump.  Would she jump?


                                 GRAMMAR STUDY:INTERROGATIVE PRONOUNS
What – o quê?
What – qual? (escolha ampla)
Which – qual? (escolha limitada) ou acompanhado de of
Who – quem? (sujeito ou objeto)
Whom - Quem? (objeto e após preposições)
Whose - De quem?
When – quando?
Where – onde?
Why – por que?
Because! Porque!
Howcomo?
How much – quanto(a)?
How many – quantos(as)?
How large / how big – qual o tamanho?
How wide / how broad – qual a largura?
How high – (nunca para pessoas) qual a altura?
How tall – (para pessoas e algumas coisas) qual a altura?
How deep / how depth – qual a profundidade?
How long – quanto tempo, qual o compromisso?
What age / how old – qual a idade?
What distance / how far – qual a distância?
How often – qual a frequência?
What time – que horas?
What else – o que mais?
Who else – quem mais?
Where else – onde mais?
What for – por que?, com que finalidade?
What like – qual tipo, como é?

                                      GRAMMAR: DEFINITE ARTICLE

I - O artigo definido é the para o maculino, feminino, singular e plural.



Exs.: The man  - The men  - The woman  - The women  - The computer  - The computers
Usos:
01 – antes de substantivos dos quais haja apenas um:  Ex.: the sun, the moon
Exceções: hell, heaven, purgatory.
02 – quando especificamos algo: Ex.: That's the way I like it.
03 – antes de sobrenomes denotando muitos membros da mesma família:
Ex.: The Wilsons are all my friends.
04 – antes de cadeias de montanhas, rios, oceanos,mares, grupos de ilhas, nomes de hotéis, cinemas, teatros e a maioria dos substantivos ligados pela preposição of:
Exs.: The Alps; The Atlantic Ocean; The Gemini Cinema; The Houses of Parliament; The Thames.
05 – antes de adjetivos tomados como coletivos: Ex.: The poor and the rich are born and die.
06 – antes de superlativos: Ex.: He is the oldest of all.
07 – antes de números ordenais: Ex.: Is this the first book?
Não se usa o artigo definido:
a – antes de nomes próprios:
Exs.: Peter is here. Brazil is big. Sunday is good.
Exceções: The United States; The United Kingdom; The Netherlads; The Soviet Union; The Sudan; The Congo; The Sahara; The Tyrol; The Crimea; The Bahamas.
b – antes de substantivos abstratos e nomes de substâncias, tomados em sentido geral:
Exs.: Honesty is the best policy;
         Silver is expensive.# The silver of that ring is mixed with iron.
c – antes de adjetivos e pronomes possessivos:
Exs.: My book is here. That's mine.
d – antes de nomes de refeições:
Ex.: Lunch is served at 12 o'clock. # The lunch they served was very good.
e – antes de nomes de estações do ano:
Ex.: Spring is the season of flowers. # The spring we spent in Paris was lovely. 
f – antes de nomes de ciências: Ex.: Mathematicts is difficult.
g – antes de expressões como: to go home; to go to church; to go to school, college, hospital, prison, work, bed.
h – note: to play tennis, cards, football, etc. # to play the piano, the drums, the guitar, the violin, etc. 

                                               


                                                   GRAMMAR STUDT:INDEFINITE ARTICLES


II - O artigo indefinido é A - An correspondendo, em português, a UM/UMA, só podendo ser usado antes de substantivos no singular. Exs.: A man   An egg
01 – pelos expostos acima notamos que A é usado antes de consoantes e AN antes de vogais.
02 - quando porém a vogal inicial tiver som de consoante, usamos o artigo A.
Exs.: A university; A european car; A uniform; A useful thing; A ewe, A used bike.
03 - quando o H não for pronunciado (mudo), usamos AN antes deste:
Exs.: An hour; An honor; An honest man; An heir.
04 - com certas expressões de tempo e antes de dozen, hundred, thousand, million.
Ex.: Once a week; Twice a year; Five times a day; A dozen eggs.



                                                  Grammar: Gerund and Infinitive
Formas de Gerúndio
1. Sujeito
Smoking is forbidden = Fumar é proibido.
Seeing is believing = Ver é crer.
2. Como qualificativo num substantive compost
Reading exercise = exercício de leitura
Surfing board = tábua de “surf”
3. Após preposições
This is a tool for taking out corks. Esta é uma ferramenta para tirar rolhas.
He got the Money by selling the house. Ele conseguiu o dinheiro ao vender a casa.
4. Após adjetivos possessivos
my accusing                         your coming                         his retreating
5. Após verbos preposicionados
He insisted ON seeing her.                         Ele insistiu em vê-la.
I object TO hearing you.                             Eu protesto em ouvi-lo.
He is good AT telling lies.                          Ele é bom em contar mentiras.
She is fond OF diving.                               Ela é apreciadora de mergulhos.
He was accused Ofsmuggling.                   Ele foi acusado de contrabandear.
Do you feel LIKE studying?                        Você está com vontade de estudar?
Keep ON singing that song.                       Continue a cantar aquela canção.
I don´t care FOR standing in queues.          Eu não me importo em ficar em pé nas filas.
Eventually the dogs left OFF barking.         Finalmente os cães pararam de latir.
I am looking FORWARD TO doing it.         Estou esperando fazê-lo.
Don´t give UP doing it!                              Não desista de fazê-lo!
Go ON reading.                                        Continue a ler.
He put OFF making the speech.                Ele adiou fazer o discurso.
Observe:
* I am used to SMOKING.                      Estou acostumado a fumar.
Neste caso “estar acostumado a” é seguido de gerúndio porque to é uma preposição.
* I used to SMOKE. Costumava fumar.
Neste segundo caso “costumava” é seguido de infinitivo, isto é, To Smoke.
6. Gerúndio obrigatório após verbos e expressões como: (memorize)
Stop = parar                                           Imagine = imaginar
Finish = terminar                                     Forgive = perdoar
Detest = detestar                                    Continue = continuar
Avoid = evitar                                          Can´t risk = não pode arriscar
Risk = arriscar                                        Mind = imnportar
Admit = admitir                                       Consider = levar em consideração
Deny = negar                                          Miss = perder
It´s worth = vale a pena                            Resist = resistir
Keep = manter                                        Can´t stand = não suportar
Recollet = recordar                                  Can´t help = não poder fazer nada
Delay = atrasar                                        It´s no use = não adianta nada
Postpone = adiar                                     Practice = praticar
Enjoy = gozar, desfrutar
7. Gerúndio opcional
(os verbos podem ser seguidos de gerúndio ou infinitivo)
Ex.: He started to try (infinitivo) that.           He started trying (gerúndio) that.
Principais verbos que pedem tanto gerúndio como infinitivo:
Advise = aconselhar                  hate = odiar                            Begin = começar    
Agree = concordar                    Intend = pretender                   Mean = querer dizer
Allow = permitir                        Like = gostar                          Cease = cessar
Attempt = tentar                       Love = amar                           Permit = permitir
Regret = arrepender-se             Start = começar                      Prefer = preferir
Copntinue = continuar               Propose = propor                    Try = tentar
Forget = esquecer                    Remember = lembrar-se                       
8. Infinitivo
A maioria dos verbos pede infinitivo, sendo desnecessário memorizá-los, com exceção dos seguintes:
* TO HAVE TO   (ter que) – I have to go = tenho que ir.   I had to go. =  Tive que ir
* TO HELP (com infinitivo optativo)
Help me do it. / Help me to do it. – Ajude-me a fazê-lo
* OUGHT TO =dever   I       ought to go = Eu deveria ir.
* To be (supposed) to (dever)
I am / was (supposed) to go. = Eu deveria ir.
* Outros verbos seguidos de infinitivo:
I want to see it. – Quero vê-lo.                      He decided to go. Ele decidiu ir.
He desired to pass. – Ele desejou passar.     We swear to go. – Juramos ir.
I tell you to do it. – Ordeno-lhe que faça.     I ask you to help me . Peço-lhe que me ajude.
She refused to accept it. – Ela recusou aceitá-lo.
I promised to help her. – Prometi ajudá-la.   We intended to win – Tencionamos vencer.   
You endeavor to do better – você se emepnha em melhor-a-lo.
She expected to pass / She hoped to pass. – Ela esperava passar.        
9. Gerúndio ou infinitivo sem to. Ocorre com os seguintes verbos:
a) I SEE her come / coming = Eu a vejo vir (vindo)
b) I FEEL touch / touching me = Eu a sinto tocar-me
c) I HEAR her sing / singing. Eu a ouço cantar
d) I WATCH her dance / dancing. = Eu a observo dançar.
Observação: É mais comum serem seguidos de infinitivo sem o to, usando-se o gerúndio para enfatizar a continuidade da ação.
10.Infinitivo sem o to
Ocorre com a maioria dos verbos anômalos (modais ou defactivos) e com as seguintes expressões:
1. He WIIL dance. = Ele dançará
2. We SHALL win. = Nós venceremos.
3. He CAN buy it. = El epode comprá-lo.
4. He MAY smoke. = Ele  pode fumar.
5. She MUST pass. = Ela deve passer.
6. LET me go. = Deixe-me ir.
7. I WOULD RATHER stay here. = Eu preferiria ficar aqui.
8. You HAD BETTER stay here. = Seria melhor você ficar aqui.
9. She MAKES me feel brand new. = Ela me faz sentir novo em folha.
10. She did nothing BUT cry. = Ela nada fez senão chorar.  
11. I HAVE him wash my car. = Eu o faço lavar meu carro.



                                       GRAMMAR STUDY:ADJECTIVE

 - É uma palavra que descreve algo, conta-nos o que é.
Seu lugar na frase
1 – antes de um substantivo
Ex.: It was a lovely night.
2 – depois de um verbo de ligação
Ex.: Your garden is nice.
Os adjetivos se dividem em:
A – adjetivos de opinião (geral e específico)
B – Adjetivos de fato (indica tamanho, forma, idade, cor, nacionalidade e material)
Ordem dos adjetivos na frases
Primeiro se coloca os adjetivos de opinião geral, logo mais os específicos e depois os de fato seguindo a ordem acima exposta.
Exs.: It is a lovely comfortable chair.
         There was a large round table.
         We met some young Chinese girls. 
         She gave me a yellow plastic bag.
Comumente se usa um adjetivo no grau comparativo de superioridade ou superlativo antes de um outro adjetivo.
Ex.: Some of the better English actors have gone to live in  Hollywood.
       This is the largest wooden table I have ever seen.
Podemos usar um substantivo com função de adjetivo junto a outro substantivo fazendo a inversão.
Ex.: This is the television programme I like more.
Quando usarmos um substantivo junto de outro com função de adjetivo, nunca colocamos um adjetivo entre eles, mas antes.
Ex.: He works in the French film industry.
Quando usarmos dois adjetivos como complemento de um verbo de ligação, usamos uma conjunção para ligá-los. Com três ou mais, usaremos vírgulas nos primeiros e a conjunção nos dois últimos.
Ex.: The day was hot and dusty.
        We felt hot, tired and thirsty


                                   GRAMMAR: THE PRESENT PERFECT TENSE

Formação: Sujeito + presente do verbo To Have + particípio do verbo principal.

Ex.: To Play (jogar,brincar,tocar) infinitivo

     Singular                             Plural                                      Negative Form
1st   I have played                     1st  We have played                  I/you/we/they have not played
2nd  You have played                2nd  You have played                                     ( haven’t)
       He has played
3rd   She has played                  3rd  They have played                Interrogative Form
       It has played                                                                    Has he/she/it played?

Usos:
a - ações repetidas num passado indefiniddo. Ex.: I have worked hard lately.
b - ações feitas num passado indefinido. Ex.: Those tourists have rented a car.
c - ações iniciadas no passado e ainda não terminadas.
Exs.: We have studied English since 1980.        I have lived in Rio for ten years.
Palavras e expressões que acompanham o presente perfeito para indicar que a ação tem acontecido repetidas vezes:                                lately = recently
Ex.:            I have worked hard these days = the last few days
                                                                   several times, many times
Advérbios usados com o Presente Perfeito:
Just - usado para indicar ação muito recente, acabada de acontecer.
Ex.: They have just arrived.
Already - (já) em afirmativas. Ex.: They have already arrived.
Already - (já) em perguntas.
Ex.: Have they arrived already? (surpresa, enfático)
       Have they already arrived( previsão de uma resposta afirmativa)
Yet - (já) em perguntas. Ex.: Have they arrived yet?
Yet - (ainda) em negativas. Ex.: They have not arrived yet.
Ever (já, alguma vez) em perguntas. Ex.: Have you ever been to Bahia?
Ever - em afirmativas. Ex.: That is the craziest thing I have ever seen.
Never - (nunca) Ex.: I have never been in Bahia.
Distinção entre o Simple Past e o Present Perfect
Tempo definido – enfoque está no tempo          Tempo indefinido – o enfoque está na ação
They read this article last week                       They have read this articles. 
Preposições For e Since
For – usada nos dois tempos para mostrar duração de um espaço de tempo.
Susan has lived here for ten tears.     Susan lived here for ten years.
Since – marca o início do período de tempo em alguma coisa começou a acontecer no passado e se prolonga até o presente.
They have lived in Detroit since 1992.  Janet has studied since she was nine.

                                      GRAMMAR: THE PAST PERFECT TENSE
Formação: Sujeito + passado do verbo To Have + particípio do verbo principal.
Ex.: To work (trabalahar) infinitivo
        Singular                                  Plural                               Negative form
1st   I had worked                         1st   We had worked               I had not worked  - I’d not worked
2nd  You had worked                    2nd   You had worked               I hadn’t worked
      He had worked                                                                  Interrogative form
3rd  She had worked                     3rd   They had worked               Had I worked?
      It had worked
Uso: a - geralmente em períodos de duas orações, falando de duas ações passadas, que aconteceram uma antes da outra. Para descrever a que aconteceu antes num passado mais remoto, usamos o passado perfeito. Para a ação que ocorreu depois, usa-se o passado simples.
Ex.: The play had begun when we arrived.
Regras para forma o particípio
1 – de modo geral acrescenta-se “ED” ao verbo no infinitivo sem o to. Ex.: to work – worked
2 – para verbos terminados em “E” acrescenta-se apenas “D”. Ex.: to live – lived
3 – para verbos terminados em “Y” precedido de consoante, retira-se o Y e acrescenta-se “ED”
Ex.: to study – studied  ≠  to play – played
4 – para verbos monossílabos ou dissílabos oxítonos terminados em consoante voga-conasoante, dobra-se a consoante final e acrescenta-se “ED”.
Ex.: to stop – stopped  to emit – emitted  ≠ to listen – listened
Para os verbos irregulares não há regras porque cada verbo tem sua forma própria de particípio.
Infinitive   Past          Participle      Inf.       Past    Part.         Inf.       Past    Part.
To be          was/were   been             To cut   cut      cut           To eat    ate      eaten

 

                                      Gammar Study: Present Perfect Continuous Tense

 Formação: usa-se o presente do verbo to have, o particípio do verbo to be (been), mais o verbo principal no gerúndio (ing).
          Afirmativa                                 Negativa                                             Interrogativa    

Ex.: I have been working                     I have not been working                         Have I been working?              

       You have been playing                You have not been playing                    Have you been playing?
       He has been going                                  He has not been going                          Has he been going?
Uso: Descreve também uma ação que se iniciou no passado, e que continua até o presente. Nada difere do Presente Perfeito, sendo, contudo, mais indicado quando quisermos enfatizar a real continuidade da ação até o presente momento.
Ex.: I have been studying a lot so far. = Tenho estado estudando muito até agora. (ou venho estudando...) ¹  I have studied a lot so far.= Tenho estudado muito até agora

Fromação do gerúndio (ing)

1 – de modo geral acrescenta-se ing ao infinitivo sem o to. Ex.: to walk = walking
2 – para verbos terminados em E que este não é pronunciado, retira-se o mesmo e acrescenta-se ing.  Ex.: To live= living    ¹   to being
3 – para verbos terminados em IE, retira-se os mesmos e acresncenta-se ying. Ex.: to lie = lying
4 – para verbos monossílabos ou dissílabos oxítonos terminados em consoante-vogal-consoante, dobra-se a consoante final e acrescenta-se ing. Exs.: to run = running     

to begin = beginning   ¹  listen = listening

 

                                         GRAMMAR STUDY: PAST PERFECT CONTINUOUS TENSE

Formação: usa-se o passado do verbo to have (had), seguido de been e o verbo principal no gerúndio (ing).
           Afirmativa                    Negativa                                  Interrogativa

Ex.: I had been studying           I had not been studying                         Had I been studying?

        He had been working        He had not been working          Had he been working?
Uso:
Basicamente denota o mesmo tipo de ação descrita pelo Passado Perfeito só diferido por poder enfatizar mais a continuidade da ação iniciada no passado.
Ex.: When I arrived home, I saw that Peter had been studying his lesson.
Ao chegar em casa, vi que Peter havia estado estudando sua lição.(ação talvez ainda ocorrendo)
≠ When I arrived home, I saw that Peter had studied his lesson.
    Ao chegar em casa, vi que Peter havia estudado sua lição. (ação terminada)

                                                     GRAMMAR STUDY: IF CLAUSE

Uma sentença condicional consiste de duas partes:
a)     – a condição (if clause)
b)    – e a sua resposta (main clause)
As condicionais, na sua maioria, se inserem nos seguintes casos:
1)     FUTURO POSSÍVEL (condição provável)
If clause no Presente Simples                Main clause no:
a)     – Futuro Simples
b)    – Imperativo
c)     – Presente interrogativo

                                  a)  -  you will certainly obtain it.
                                Ex.: If you like it,      b)    -  ask for another!  
                                      c)    - why don’t you buy it?
Estes tipos de sentença dão alguma certeza ou forte probabilidade de que a ação na if clause será realizada.
2)     PRESENTE IRREAL (condição improvável)
If clause no Passado Simples                          Main clause no Condicional com:
a)     would
b)    should
c)     could
d)    might
Ex.: If I were seventeen,    a) – I would stand up for my convictions..
                                             b) – I should like it.
                                             c) – I could speak it better.
                                             d) – I might enjoy it.
Estes tipos de sentença mostram que este tipo de situação é irreal e não se concretizou.

3)     PASSADO IRREAL  (condição improvável)
If clause no Passado Perfeito               Main clause no condicional Perfeito
Ex.: If I had had patience,                  everything would have been well.
Aqui sabemos que a condição não pode ser concretizada, pois as sentenças se referem apenas a eventos já passados.
Observações importantes:
a)     – as condições são expressas através das palavras if (se), whether (se, sim ou não) e unless (a menos que), só aparecendo este último em condições presentes, acompanhado, portanto, de um verbo no presente simples.
Ex.: I don’t know whether he will come or not.
       I didn’t know whether he would come or not.
       We will not pass unless we staudy hard.
b)    – o if pode ser omitido na presença do passado simples e passado perfeito, sendo o sujeito precedido pelo verbo na sua omissão. Esta forma não é comum no inglês corrente.
Ex.: If I were rich, I wouldn’t teach any more.
       Were I rich, I wouldn’t teach any more.
       If I had been rich, I wouldn’t have lived there.
       Had I been rich, I wouldn’t have lived there.


                                                       GRAMMAR STUDY: QUESTION-TAGS
É uma maneira de dizer-se em inglês “não é” vindo sempre no final da frase. A língua inglesa, na maioria das vezes, é mais fácil que outras em sua estrutura. Neste caso, porém, torna-se difícil dizer-se um simples “não é?” ou “né?”
Em inglês, teremos que inverter a “carga verbal” e repetir o sujeito na forma de pronome no final da frase para formarmos o “não é?”
Ex.: You are the teacher, AREN’T YOU? Você é o professor, não é?
                    +                             y
You aren’t tall, ARE YOU?   Você não é alto, é?
      y                 +     

Resumo:
a)     – Em frases com um só verbo, exceto to be, usa-se os auxiliares: do, does no presente e did no passado ou as negativas don’t, doesn’t e didn’t, sempre contrários à carga verbal a frase inicial.
b)    – Em frases com to be ou com dois ou mais verbos, tomamos sempre o primeiro verbo e invertemos sua carga. Se o primeiro verbo for + acrescentaremos n’t, e se for negativo supriremos o not  ou n’t e colocaremos o próprio verbo sem a negação como question-tag no fim da frase.
c)     - As palavras “never,(nunca) rarely,(raramente) seldom (raramente)”tornam a frase negativa, tendo a question-tag que ser positiva.
d)- As abreviaturas ‘d e ‘s podem significar had ou would e is ou has respectivamente, tendo-se que descobrir seu verdadeiro significado pelo elemento que as seguir.
Ex.: ‘d gone = had          ‘d better = had           ‘d go = would
       ‘d rather = would    ‘s going = is                ‘s died = has
e) Exceções:
I am__,   AREN’T  I ? (AM I NOT ?)        Let’s not___, SHALL WE?        Let’s__, SHALL WE?
I will__,  WON’T I ?                              Imperativo, WILL YOU?
I shall__,  SHAN’T I?                            I may__, MAY I NOT?

Observe os exemplos abaixo:
01 – Mark Twain once said it, didn’t he?
       Mark Twain oma vez o disse, não disse?
02 – Everybody talks about the weather, doesn’t he?
       Todo mundo fala a respeito do tempo, não fala?
03 – Nobody does anything about it, does he?
       Ninguém faz nada a respeito, faz?
04 – It is true, isn’t it?
        É verdade, não é?
05 – It is going to snow, isn’t it?
       Vai nevar, nãi vai?
06 – It will rain, won’t it?
       Choverá, não choverá?
07 – One man may say it, may he not?
        Um homem pode dizê-lo, não pode?
08 – They can tell, can’t they?
       Eles podem contar, não podem?
09 – They never agree, do they?
        Eles nunca concordam , concordam?
10 – They have talked this way, haven’t they?Eles têm conversado deste modo, não têm?
11 – They have nice garden, don’t they?

        Eles têm um jardim legal, não têm?
12 – People look for the weather they want, don’t they?
       As pessoas procuram pelo clima que elas querem, não procuram?
 13 – A farmer needs water, doesn’t he?
       Um fazendeiro precisa de água, não precisa?
14 – He won’t believe anything, will he?
       Ele não acreditará em nada, acreditará?
15 – He doesn’t tell the truth, does he?
        Ele não contará a verdade, contará?
16 – Let’s listen to people talking, shall we?
       Vamos ouvir as pessoa conversando, vamos?
17 – You don’t come with us, do you?
       Você não vem conosco, vem?
18 – It hasn’t rained for a week, has it?
       Não tem chovido por uma semana, tem?
19 – I shall take my umbrella, shan’t I?
       Eu pegarei meu guarda-chuva, não pegarei?
20 – I am going to the picnic, am I not?
       Eu vou para o picnic, não vou?
21 – These are the ways, aren’t they?
       Estes são os meios, não são?
22 - We must go now, mustn’t we?
      Nós devemos ir agora, não devemos?
23 – They ought not to to be here, ought They?
        Eles não devem estar aqui, devem?
24 – He had been to Rio, hadn’t he?
       Ele tinha estado no Rio, não tinha?
25 – I was very quick, wasn’t I?


GRAMMAR STUDY: REPORTED SPEECH

1.     Tipos de Discurso
a)     Discurso Direto (D.D.), sendo esta a meneira de relatar-se algo dito por alguém, da mesma forma que o próprio orador o fez, usando-se dois pontos e aspas na escrita. Ex.:
(D.D)  Mrs. Epiegler said to the teller: “I want to cash my check now.”
b)    Discurso Indireto (D.I.), sendo esta a maneira de relatar-se o que foi dito através de um narrador com suas palavras. Ex.:
A girl in the bank tells the manager: You know... Mrs Spiegler told the teller that she wanted to cash her check then.
2. Mudanças no Discurso Indireto
a)     No D.D. usa-se say to somebody e no D.I. muda-se  para tell somebody
b) Os pronomes, subjetivos, objetivos, possessivos e advérbios de tempo mudam no D.I. Ex.:
D.D. She said: “I want to cash my check now.”
D.I. She said (that) she wanted to cash her check then

a)     Se o verbo na oração introdutória do D.D. estiver no presente simples, contínuo ou futuro, o verbo e o tempo no D.I. não sofrerão alteraçOes. Só sofrerão alterações os pronomes subjetivos, objetivos e possessivos. Ex.:  D.D. She says: “I want to cash my check now.”
                                     D.I. She says (that) she wants to cash her check now.
E ainda:  D.D. They will say : “We will stay with you here.”
              D.I. They will say (that) they will stay with us here.
Se o verbo na oração introdutória no D.D. estiver no passado simples, contínuo ou condicional, a frase no D.I. sofrerá as seguintes alterações:
I.              os pronomes subjetivos, objetivos e possessivos mudarão para o mesmo da oração introdutória 
II. O verbo voltará um ciclo no passado, isto é:
Discurso Direto                                                        Discurso Indireto
Presente Simples                                                      Passado Simples
Presente Contínuo                                                     Passado Contínuo
Passado Simples                                                       Passado Perfeito
Presente Perfeito                                                       Passado Perfeito 
Futuro                                                                       Condicional
Passado Contínuo                 =                                  Passado Contínuo
Passado Perfeito                   =                                  Passado Perfeito
III.            os lugares, tempo e pronomes demonstrativos sofrerão um distanciamento, isto é:
Discurso Direto                                  Discurso Indireto
This                                                     That 
These                                                   Those
Here                                                     There
Now                                                     Then, at that time
Today                                                   That day
Yesterday                                             The day before, the previous day
Tomorrow                                              The next day
Ago                                                       Before

Observe as mudanças do D.D. para o D.I. nas frases abaixo:
D.D. Mrs. Spiegler said: “My husband and I have a checking account.”
D.I. Mrs. Spiegler said (that) her husband and she had a checking account.
D.D. She said: “I also want to deposit these other checks in my account.”
D.I. She said (that) she also wanted to deposit those other checks in her account.
D.D. She said: “I hope I have made it out correctly.”
D.I. She said (that) she hoped she had made it out correctly.
D.D. She said: “This will be fine.”
D.I. She said (that) that would be fine.
D.D. She said: “I received a notice from the bank.”
D.I. She said (that) she had received a notice from the bank.
Obs. Quando a informação no Discurso Direto ainda tiver efeito no presente, como reakidade atual, o tempo permanece inalterado no Discurso Indireto. Ex.:
D.D. The teacher said: “Ice is always cold.”
D.I.  The teacher said (that) ice is always cold.
2.     Quando o Discurso Direto for um pedido ou ordem, o verbo do Discurso Indireto transforma-se em tell (mandar) , ask (pedir, perguntar), order (ordenar), e introduz-se um objeto indireto representando a pessoa a quem se dará a ordem ou faz-se o pedido. O imperativo do D.D. é transformado em infinitivo no D.I. Perguntas no D.D. exigem os conectivos how, if, whether no D.I. Ex.:
D.D. The doctor said: “How do you feel?”
D.I. The doctor asked me how I felt.
D.D. He said: “Please doctor, give something to relieve my pains.”
D.I. He asked the doctor to give him something to relieve his pains.
D.D. The doctor said to Mr. Jones: “Drink a little warm milk.”
D.I. The doctor told Mr, Jones to drink a little warm milk.
D.D. The doctor said: “Do you think it is rheumatism, Mr. Jones?”
D.I. The doctor asked Mr. Jones if he thought it was rheumatism.
3.     Quando perguntas diretas forem expressas no Discurso Indireto, a forma interrogativa nãp é mantida por tornar-se simplesmente uma afirmação. Ex.:
D.D. He asked me: “What is your name?”
D.I. He asked me what my name was.
D.D. He asked Mary: “Where do you live?”
D.I. He asked Mary where she lived.
D.D. He asked Tom: “Do you like tennis?”
D.I. He asked Tom if he liked tennis.



QUANTIDADES INDEFINIDAS
Much - Muito, muita
Ex.: I don’t have much time. But I’ll give you a hand - Não tenho muito tempo, mas vou lhe dar uma mão
Many - Muitos, muitas
Ex. Harold has many friends in the USA - O Harold tem muitos amigos nos EUA
Little - Pouco, pouca    
Ex. Mary has little patience with her children   - A Mary tem pouca paciência com seus filhos
Few - Poucos, poucas
Ex. Johnny is sad because he got few presents for Christmas - O Johnny está triste porque ganhou poucos presentes no Natal
A great deal of - Muito, muita
Ex.: I’ve spent a great deal of money on car repairs - Tenho gasto muito dinheiro em consertos de carro
A lot of / Lots of - Muito, muita /  Muitos muitas
Ex.: Jane has a lot of talent for music  - A Jane tem muito talento para música
        She has lots of friends -  Ela tem muitos amigos
Plenty of - Muito(a)(s), de sobra
Ex.: He had plenty of opportunities - Ele teve muitas oportunidades
A little - Algum(a), um pouco de
Ex.: I have a little money in my savings account - Tenho algum dinheiro em minha poupança
A few - Alguns, algumas
Ex. She has a few friends in New York - Ela tem alguns amigos em Nova York

Obs. Much não é usado em frases afirmativas, sendo substituido por a lot of, lots of ou a great deal of, exceto qundo estas forem feitas em estilo formal ou qundo precedido por too, so ou very.
Many é substituido por a lot of, lots of e plenty of
Few é comumente usado em expressões de tempo no plural envolvendo as palavras next e last.
Ex.: In the last few days            In the next few weeks
       Nos últimos dias                 Nas próximas semanas