GRAMMAR: THE SIMPLE PRESENT TENSE
Formação: Sujeito + verbo principal no infinitivo sem o "to".
Ex.: To love (amar) infinitivo
Singular Plural
1st I love 1st We love
2nd You love 2nd You love
He loves
3rd She loves 3rd They love
It loves
Note: Só ocorre mudanças na terceira pessoa do singular (he,she,it), seguindo os seguintes critérios:
A – de modo geral acrescenta-se "s". Ex.: to sing = she sings
b – quando o verbo termina em: "ss, sh, ch, o, x, z" acrescenta-se "es".
Ex.: to dress = She dresses to do = He does
to wash = He washes to fix = He fixes
to watch = It watches to buzz = It buzzes
c – quando o verbo termina em "y" precedido de consoante, troca-se o "y" por "i" e acrescenta-se "es".
Ex.: to study = He studies mas to play = He plays
O Presente Simples descreve:
a – ações habituais ou regulares, acompanhadas de advérbios de tempo como: always (sempre), often (frequentemente), usually (habitualmente), sometimes (às vezes), seldom (raramente), never (nunca), every (todo), once a (uma vez por), twice a (duas vezes por), three times a (três vezes por), etc.
Ex.: Mary goes to the college every day.= Mary vai ao colégio todo dia
b – verdades gerais como: leis, postulados ou citações.
Exs.: Birds fly. = Pássaros voam Oil floats on water. = O óleo flutua na àgua
One bird in the nest is better than two in the bush = um pássaro na mão é melhor que dois voando.
The earth moves around the sun. = A terra gira em torno do sol
c – futuro planejado.
Ex.: We arrive in Paris at 10 o'clock tomorrow. = Nós chegamos em Paris às 10 horas amanhã.
As formas negativas e interrogativas deste tempo verbal são feitas com o auxiliar "DO/DOES". Nas frases com I,You,We,They, usamos "DO" e nas com He,She,It, usamos "DOES". E se o verbo estiver flexionado em "s, es, ies”, este fica sem estas flexões.
Exs.: I know her. She likes him.
I do not (don't) know her. She does not (doesn't) like him.
Do I know her? Does she like him?
Observe os exemplos abaixo e veja como se faz a question-tag no presente simples.
She knows me,doesn't she? Mary doesn't play the piano,does she?
They study French,don't they? They don't like coca-cola,do they?
GRAMMAR STUDY: PERSONAL PRONOUNS
SUBJECTIVE CASE OBJECTIVE CASE
I - eu Me
- me, mim
You - tu, você, o Senhor, a Senhora You - tr, ti, lhe, a você
He - ele Him - o, lhe, a ele
She - ela Her - a, lhe, a ela
It - ele, ela (neutro) It - o,a, lhe, a ele, a ela
We - nós Us - nos, a nós
You - vós, vocês, os Senhores, as Senhoras You - vos, a vós, lhes, a vocês
They - eles, elas Them – os, as lhes, a eles, a elas
1. os pronomes do caso subjetivo (reto) são usados normalmente antes do verbo principal e atuam como sujeito
Observações:
a) – o pronome you serve tanto para o singular quanto para o plural, servindo para ambos os tratamentos, formal e informal.
Ex.: You must go = você(s) deve(m) ir / o(a)(s) Sr.a(s) deve(m) ir
b) – os pronomes he e she, respectivamente ele e ela são usados normalmente para pessoas. Às vezes pode-se usar os pronomes citados para animais ou coisas, caso queiramos denotar algo pessoal por razões de afeto ou outras características humanas.
Ex.: My dog is called Tom. He is very smart. My cat is called Lilly. She is an Angora . The ship will sail tomorrow. She is very big. France will do what she promised to do.
c) – para a indeterminação de sujeito usa-se you ou one correspondendo a se .
Ex.: How do you light a fire? = Como se acende um fogo?
What can one do? = O que se pode fazer?
d) o pronome it é usado para animal ou coisa, exceto nos caso de personificação vistos acima. Às vezes usa-se it para pessoas, quando não houver designação de sexo.
Ex.: The baby is sick. It is sick.
O pronome it é também usado em expressões que, em português, seriam orações sem sujeito, o que nunca ocorre em inglês.
Ex.: It is cold. = Faz frio.
It is one o’clock. = É uma hora.
Ou em expressões como:
It seems so good. = Parece tão bom.
It looks like magic. = Parece mágico.
2 – Os pronomes objetivos (obliquos) são usados após o verbo ou preposições.
Ex.: Mary sees him. = Maria o vê. This gift is for her. = Este presente é para ela
Observações:
a) - Após o verbo de ligação to be (ser,estar) pode-se usar pronomes subjetivos (mais formalmente) ou pronomes objetivos (mais informalmente).
Ex.: Who is it? It’s I (menos usado)
It’s me (mais usado)
b) – Após o verbo to be o pronome poderá desempenhar papel de sujeito ou objeto. Observe as frases:
Ex.: It is he who needs the money. = É ele que necessita do dinheiro.
It is him that we love. = É ele que nós amamos
c) – Após as conjunções than e as aconselha-se o caso objetivo.
Ex.: Tom is taller than him. (objeto) Tom is taller than he is. (sujeito)
GRAMMAR: THE PRESENT CONTINUOUS TENSE
Singular Plural
1st I am playing football. 1st We are dancing well.
2nd You are coming soon. 2nd You are listening to the radio.
He is studying with us.
3rd She is tying the box. 3rd They are seeing the patient.
It is running too much.
Usos:
A - para indicar uma ação que está ocorrendo no momento em que se fala.
Ex.: students are now attending pregnant women.
b – para expressar uma ação ocorrendo na época presente, mas não necessariamente no momento que se fala.
Ex.: Automatization is increasingly making its way into medicine.
c - para planos imediatos futuros.
Ex.: What are you doing tonight?
Formação do Gerúndio
01 - de modo geral faz-se o gerúndio, colocando-es ing ao verbo no infinitivo sem o to.
Ex.: To talk = talking
02 – para verbos terminados em E e que este não seja pronunciado, retira-se este e acrescenta-se ing.
Ex.: To live = living mas To agree = agreeing
03 - para verbos terminados em IE, troca-se estes por Y e acrescenta-se ing.
Ex.: To lie = lying
04 - para verbos monossílabos ou dissílabos oxítonos terminados em consoante-vogal-consoante, dobra-se a consoante final e crescenta-se ing. Exs.: To stop = stopping
To begin = beginning
mas To open = opening
05 – para verbos que terminam em C, acrescenta-se K com o ing.
Ex.: to mimic = mimicking
As formas negativas e interrogativas obedecem às formas do verbo to be.
Exs.: I am not playing football. Am I playing football?
Advérbios que normalmente acompanham este tempo verbal: now (agora), at present (presentemente), at this moment (neste momento), soon (logo), tomorrow (amanhã).
Question-Tag:
Exs.: He is studying now, isn't he? He isn't studying now, is he?
GRAMMAR STUDY: IMPERATIVE
Formação: Forma-se eliminando o to do infinitivo, e o sujeito subentendido estará, porém, ausente. Ex.: To open (abrir) infinitivo = Open up your heart! (abra bem seu coração!)
Uso: O imperativo expressa ordens, pedidos e convites.
Forma negativa: faz-se o imperativo negativo acrescentando-se do not ou don't antes do verbo. Ex.: Do not (don't) open the door!
Podemos ainda dar uma ordem em forma de convite usando a expressão let us (let's) que significa vamos. Na negativa usamos not após let's.
Ex.: Let's look for other facts! Let's not stop here!
Quando quisermos amenizar uma ordem dada, usamos a palavra please no início ou no fim da frase após uma vírgula.
Ex.: Please don't go away! ou Don't go away, please
GRAMMAR STUDY: POSSESSIVES: ADJECTIVES AND PRONOUNS
GRAMMAR: PAST
CONTINUOUS TENSE
GRAMMAR STUDY: POSSESSIVES: ADJECTIVES AND PRONOUNS
I - Possessives
adjectives
The defendant made his own defense. O réu fez sua própria defesa.
Note que na
frase acima o possessivo precede a posse
qualificando-a. É chamado, por isso, de adjetivo possessivo. São eles:
Possuidor Possessivo
I My
- meu, minha(s)
You Your
- teu, tua(s), seu,sua(s)
He His
- seu, sua(s), dele
She Her
- seu, sua(s), dela
It Its
- seu, sua(s), dele,dela
We Our
– nosso(a)(s)
You Your
– vosso(a)(s),seu,sua(s)
They Their
- seu, sua(s), deles, delas.
II - Possessive
Pronouns
"A love like ours
could never die." Um
amor como o nosso nunca poderia morrer.
Note que nas
frases acima, o possessivo não vêm acompanhado da posse. É chamado de pronome
possessivo. São eles:
Possuidor Possessivo
I Mine
- meu, minha(s)
You Yours
- teu, tua(s),seu,sua(s)
He His
- seu, sua(s), dele
She Hers
- seu, sua(s), dela
It Its
- seu, sua(s), dele, dela
We Ours
- nosso(a)(s)
You Yours
- vosso(a)(s),seu,sua(s)
They Theirs
- seu, sua(s), deles, delas
Note que os
possessivos concordam com o possuidor, não variando com a posse nem gênero ou
número.
Quando os
sujeitos forem: everybody, everyone,
e outros indefinidos, o possessivo correspondente é his.
Ex.: Everybody should do his job.
Quando os
sujeitos forem substantivos agrupados como: people, couple, o adjetivo possessivo é their e o pronome possessivo é theirs.
Ex.: The couple who devoted their lives is here.
Formação: Sujeito + passado do verbo to be +
verbo principal no gerúndio.
Singular Plural
1st
I was playing the guitar 1st We were coming soon
2nd You were running fast 2nd You were studying French
He was making the beds
3rd
She was seeing him 3rd They were tying the box
It was
jumping the wall
Uso:
a
– para descrever uma ação que estava acontecendo no passado.
Ex.: My team was
playing very well.
b – para
descrever duas ações contínuas que estavam acontecendo simultaneamente no
passado, usa-se o past continuous tense nas duas orações, geralmente ligadas
por while.
Ex.: I was
reading the news while they were
trying to score a goal.
While I was reading the news, they were trying to score a goal.
c - é também
usado para descrever uma ação que estava acontecendo no passado enquanto uma
outra ação ocorreu. Nesse caso, para a ação contínua, mais demorada, que estava
em desenvolvimento, usamos o verbo no past continuous tense. E para a ação mais
curta, mais rápida, a que interrompe, usamos o verbo no simple past tense.
Ex.: Dirty Jack was
running when Shorty pushed him. When Dirty was running, Shorty pushed
him.
Formas: negativa e interrogativa
Ex.: We were not playing volleyball. Were
we playing volleyball?
GRAMMAR: REFLEXIVE PRONOUNS
Reflexivos são pronomes usados para mostrar que o sujeito pratica ação e recebe a própria ação. Concordarão sempre com o sujeito.
Sujeito Reflexivo
I Myself - a mim mesmo, eu própria
You Yourself - tu/você mesmo, tu/você próprio
He Himself - ele mesmo, ele próprio
She Herself - ela mesma, ela própria
It Itself - Ele/ela mesma, ele/ela própria
We Ourselves - nós mesmos, nós próprios
You Yourselves - vós (vocês) mesmos, vós(vocês) próprios
They Themselves - eles/elas mesmas, eles/elas próprias
One Oneself - si mesmo, si próprio
Everybody,Everyone Himself - si mesmo. si próprio
Exs.: Peter cut himself. Peter cortou-se
Everybody should provide himself with proteins.
Todo mundo deve prover-se de proteínas.
Estes pronomes também são usados para enfatizar ora o sujeito, ora o objeto.
Exs.: Mary herself made the cake. (enfatizando o sujeito)
Mary made the cake herself.- Maria mesma fez o bolo
Lucy saw the Pope himself. (enfatizando o objeto)
Lúcia viu o Papa em pessoa
Expressam uma função idiomática como sinônimo de alone quando precedido da preposição by.
Ex.: I went there by myself. = I went there alone - Eu fui lá sozinho.
Quando quisermos expressar uma ação recíproca em inglês, usamos as palavras each other e one another.
Exs.: Paul loves Mary and Mary loves Paul. = They love each other.
Paulo ama Maria e Maria ama Paulo = Eles amam um ao outro
Jesus said: "love one another". Jesus disse: “Amai-vos uns aos outros.”
GRAMMAR: THE SIMPLE PAST TENSE - Regular verbs:
Formação: faz-se este tempo verbal a partit do
infinitivo sem o to, com o acréscimo
de ed.
Ex.: To
want (querer) infinitivo
Singular Plural
1st I
wanted 1st
We wanted
2nd You wanted 2nd
You wanted
He wanted
3rd She wanted 3rd
They wanted
It wanted
Obs. Todas as
pessoas são iguais, mas temos algumas regras a observar:
01 - de modo
geral faz-se o passado com o acréscimo de ed,
como no exemplo acima.
To talk =
talked
02 – se o
verbo termina em Y precedido de
consoante, retira-se este e acrescenta-se ied.
Ex.: To cry = cried mas To
play = played
03 – se o
verbo termina em E, acrescenta-se
apenas d.
Ex.: To love
= loved
04 - se o
verbo for monossílabo ou dissílabo oxítono terminado em
consoante-vogal-consoante, dobra-se a consoante final e acrescenta-se ed.
Exs.: To drop =
dropped
To
occur = occurred
mas To listen
= listened
O passado
simples descreve uma ação completamente terminada no passado. O tempo de
ocorrência da ação está geralmente indicado na frase ou implícito.
Os advérbios
mais comuns que seguem este tempo verbal são: yesterday (ontem), the day
before yesterday (anteontem), last...
(no último...), ago (atrás), for (por), in 1950.
Ex.: he arrived yesterday.
As formas
negativas e interrogativas são feitas com o auxílio de DID, deixando o verbo principal no infinitivo sem o to.
Exs.: We played
the guitar We did not play the
guitar. Did we play the
guitar?
Os
verbos irregulares não seguem nenhuma regra para fazer o seu passado, pois cada
verbo tem sua forma própria de passado. No entanto, podemos dividi-los em três
grupos:
01 - os
verbos que têm as três formas primitivas iguais.
Ex.: infinitivo passado particípio
To let let let
02 - os
verbos que têm o particípio igual ao passado:
Ex.: infinitivo passado particípio
To find found found
03 - os
verbos que têm as três formas primitivas diferentes:
Ex.: infinitivo passado particípio
To know knew known
As formas
negativas e interrogativas seguem o mesmo processo dos verbos regulares, ou
seja, com o auxílio de DID.
Exs.: They knew us They did not know us. Did they know us?
Question-tag:
Ex.: She loved him, didn't she? She didn't love him, did she?
GRAMMAR: THE FUTURE TENSES
I - Simple Future Tense
Formação: Sujeito + will / shall + verbo
principal no infinitivo sem o "to".
Singular Plural
1st I will/shall do 1st
We will/shall do
2nd You will do 2nd You will do
He will do
3rd She will do 3rd
They will do
It will do
Contração:
I'll = I will / I shall. Podendo
se fazer o mesmo com todas as pessoas.
Formas:
negativa e interrogativa.
Exs.: I will not do ou I won't do. Will I do? I shall not do ou I shan't do. Shall
I do?
II - Immediate Future
Formação: Sujeito + presente do verbo to be +
going to + o verbo principal no infinitivo sem o "to".
Singular Plural
1st I am going to read 1st We are going to read
2nd You are going to read 2nd You are going to read
He is
going to read
3rd She is going to read
3rd They are going to
read
It is going to read
Formas:
negativa e interrogativa.
Exs.: You are
not (aren't) going to read Are you
going to read?
III - Future Continuous Tense
Formação: Sujeito + will be + o verbo
principal no infinitivo sem o "to".
Singular Plural
1st I will be studying 1st
We will be studying
2nd You will be studying 2nd You will be studying
He will be
studying
3rd She will be studying 3rd They will be studying
It will be
studying
Formas:
negativa e interrogativa.
Exs.: He will
not (won't) be studying. Will he be
studying?
IV - Conditional
Tense
Formação: Sujeito + would + verbo principal no
infinitivo sem o "to".
Singular Plural
1st I would jump 1st
We would jump
2nd You would jump 2nd
You would jump
He would
jump
3rd She would jump 3rd They would jump
It would
jump
Contração:
I'd = I would. Podendo
fazer o mesmo com todas as pessoas.
Formas:
negativa e interrogativa.
Exs.: She would
not (wouldn't) jump. Would she jump?
GRAMMAR STUDY:INTERROGATIVE
PRONOUNS
What –
o quê?
What – qual? (escolha ampla)
Which – qual? (escolha limitada) ou
acompanhado de of
Who – quem? (sujeito ou objeto)
Whom - Quem? (objeto e após preposições)
Whose - De quem?
When – quando?
Where – onde?
Why – por que?
Because!
Porque!
How – como ?
How much –
quanto(a)?
How many –
quantos(as)?
How large /
how big – qual o tamanho?
How wide / how
broad – qual a largura?
How high – (nunca para pessoas) qual a altura?
How tall – (para pessoas e algumas coisas)
qual a altura?
How deep / how
depth – qual a profundidade?
How long – quanto tempo, qual o compromisso?
What age / how
old – qual a idade?
What distance
/ how far – qual a distância?
How often –
qual a frequência?
What time –
que horas?
What else –
o que mais?
Who else – quem mais?
Where else – onde mais?
What for – por que?, com que finalidade?
What like – qual tipo, como é?
GRAMMAR:
DEFINITE ARTICLE
I - O artigo
definido é the para o maculino, feminino, singular e plural.
Exs.: The
man - The men - The woman - The
women - The computer - The computers
Usos:
01 – antes de
substantivos dos quais haja apenas um: Ex.:
the sun, the moon
Exceções:
hell, heaven, purgatory.
02 – quando especificamos algo: Ex.: That's the way I like it.
03 – antes de
sobrenomes denotando muitos membros da mesma família:
Ex.: The Wilsons are all my
friends.
04 – antes de
cadeias de montanhas, rios, oceanos,mares, grupos de ilhas, nomes de hotéis,
cinemas, teatros e a maioria dos substantivos ligados pela preposição of:
Exs.: The
Alps; The Atlantic Ocean; The Gemini Cinema; The Houses of Parliament; The
Thames .
05 – antes de adjetivos tomados como coletivos: Ex.: The poor and the rich
are born and die.
06 – antes de superlativos: Ex.: He is the oldest of all.
07 – antes de
números ordenais: Ex.: Is this the
first book?
Não se usa o artigo definido:
a – antes de
nomes próprios:
Exs.: Peter is here. Brazil is big. Sunday is good.
Exceções: The United States; The United Kingdom; The
Netherlads; The Soviet Union; The Sudan; The Congo; The Sahara; The Tyrol; The Crimea; The Bahamas.
b – antes de
substantivos abstratos e nomes de substâncias, tomados em sentido geral:
Exs.: Honesty is the
best policy;
Silver
is expensive.# The silver of that
ring is mixed with iron.
c – antes de
adjetivos e pronomes possessivos:
Exs.: My book is here. That's mine.
d – antes de
nomes de refeições:
Ex.: Lunch is served at 12 o'clock. # The lunch they served was very good.
e – antes de
nomes de estações do ano:
Ex.: Spring is the season of flowers. # The spring we spent in Paris was lovely.
f – antes de
nomes de ciências: Ex.: Mathematicts is difficult.
g – antes de expressões como : to
go home; to go to church; to go to school, college, hospital, prison, work,
bed.
h – note: to play tennis, cards, football, etc. # to
play the piano, the drums, the guitar, the violin, etc.
GRAMMAR STUDT:INDEFINITE ARTICLES
II - O artigo
indefinido é A - An correspondendo, em português, a UM/UMA, só podendo ser usado antes de
substantivos no singular. Exs.: A
man An egg
01 – pelos
expostos acima notamos que A é usado
antes de consoantes e AN antes de
vogais.
02 - quando
porém a vogal inicial tiver som de consoante, usamos o artigo A.
Exs.: A
university; A european car; A uniform; A useful thing; A ewe, A used bike.
03 - quando o
H não for pronunciado (mudo), usamos
AN antes deste:
Exs.: An
hour; An honor; An honest man; An heir.
04 - com
certas expressões de tempo e antes de dozen, hundred, thousand, million.
Ex.: Once a
week; Twice a year; Five times a day; A dozen eggs.
Grammar: Gerund and Infinitive
Formas de Gerúndio
1. Sujeito
Smoking is forbidden = Fumar é proibido.
Seeing is believing = Ver é crer.
2. Como qualificativo num substantive compost
Reading exercise = exercício de leitura
Surfing board = tábua de “surf”
3. Após preposições
This is a tool for taking out corks. Esta é uma ferramenta para tirar rolhas.
He got the Money by selling the house. Ele conseguiu o dinheiro ao vender a casa.
4. Após adjetivos possessivos
my accusing your coming his retreating
5. Após verbos preposicionados
He insisted ON seeing her. Ele insistiu em vê-la.
I object TO hearing you. Eu protesto em ouvi-lo.
He is good AT telling lies. Ele é bom em contar mentiras.
She is fond OF diving. Ela é apreciadora de mergulhos.
He was accused Ofsmuggling. Ele foi acusado de contrabandear.
Do you feel LIKE studying? Você está com vontade de estudar?
Keep ON singing that song. Continue a cantar aquela canção.
I don´t care FOR standing in queues. Eu não me importo em ficar em pé nas filas.
Eventually the dogs left OFF barking. Finalmente os cães pararam de latir.
I am looking FORWARD TO doing it. Estou esperando fazê-lo.
Don´t give UP doing it! Não desista de fazê-lo!
Go ON reading. Continue a ler.
He put OFF making the speech. Ele adiou fazer o discurso.
Observe:
* I am used to SMOKING. Estou acostumado a fumar.
Neste caso “estar acostumado a” é seguido de gerúndio porque to é uma preposição.
* I used to SMOKE. Costumava fumar.
Neste segundo caso “costumava” é seguido de infinitivo, isto é, To Smoke.
6. Gerúndio obrigatório após verbos e expressões como: (memorize)
Stop = parar Imagine = imaginar
Finish = terminar Forgive = perdoar
Detest = detestar Continue = continuar
Avoid = evitar Can´t risk = não pode arriscar
Risk = arriscar Mind = imnportar
Admit = admitir Consider = levar em consideração
Deny = negar Miss = perder
It´s worth = vale a pena Resist = resistir
Keep = manter Can´t stand = não suportar
Recollet = recordar Can´t help = não poder fazer nada
Delay = atrasar It´s no use = não adianta nada
Postpone = adiar Practice = praticar
Enjoy = gozar, desfrutar
7. Gerúndio opcional
(os verbos podem ser seguidos de gerúndio ou infinitivo)
Ex.: He started to try (infinitivo) that. He started trying (gerúndio) that.
Principais verbos que pedem tanto gerúndio como infinitivo:
Advise = aconselhar hate = odiar Begin = começar
Agree = concordar Intend = pretender Mean = querer dizer
Allow = permitir Like = gostar Cease = cessar
Attempt = tentar Love = amar Permit = permitir
Regret = arrepender-se Start = começar Prefer = preferir
Copntinue = continuar Propose = propor Try = tentar
Forget = esquecer Remember = lembrar-se
8. Infinitivo
A maioria dos verbos pede infinitivo, sendo desnecessário memorizá-los, com exceção dos seguintes:
* TO HAVE TO (ter que) – I have to go = tenho que ir. I had to go. = Tive que ir
* TO HELP (com infinitivo optativo)
Help me do it. / Help me to do it. – Ajude-me a fazê-lo
* OUGHT TO =dever I ought to go = Eu deveria ir.
* To be (supposed) to (dever)
I am / was (supposed) to go. = Eu deveria ir.
* Outros verbos seguidos de infinitivo:
I want to see it. – Quero vê-lo. He decided to go. Ele decidiu ir.
He desired to pass. – Ele desejou passar. We swear to go. – Juramos ir.
I tell you to do it. – Ordeno-lhe que faça. I ask you to help me . Peço-lhe que me ajude.
She refused to accept it. – Ela recusou aceitá-lo.
I promised to help her. – Prometi ajudá-la. We intended to win – Tencionamos vencer.
You endeavor to do better – você se emepnha em melhor-a-lo.
She expected to pass / She hoped to pass. – Ela esperava passar.
9. Gerúndio ou infinitivo sem to. Ocorre com os seguintes verbos:
a) I SEE her come / coming = Eu a vejo vir (vindo)
b) I FEEL touch / touching me = Eu a sinto tocar-me
c) I HEAR her sing / singing. Eu a ouço cantar
d) I WATCH her dance / dancing. = Eu a observo dançar.
Observação: É mais comum serem seguidos de infinitivo sem o to, usando-se o gerúndio para enfatizar a continuidade da ação.
10.Infinitivo sem o to
Ocorre com a maioria dos verbos anômalos (modais ou defactivos) e com as seguintes expressões:
1. He WIIL dance. = Ele dançará
2. We SHALL win. = Nós venceremos.
3. He CAN buy it. = El epode comprá-lo.
4. He MAY smoke. = Ele pode fumar.
5. She MUST pass. = Ela deve passer.
6. LET me go. = Deixe-me ir.
7. I WOULD RATHER stay here. = Eu preferiria ficar aqui.
8. You HAD BETTER stay here. = Seria melhor você ficar aqui.
9. She MAKES me feel brand new. = Ela me faz sentir novo em folha.
10. She did nothing BUT cry. = Ela nada fez senão chorar.
11. I HAVE him wash my car. = Eu o faço lavar meu carro.
GRAMMAR: THE PRESENT
PERFECT TENSE
Ex.: To Play (jogar,brincar,tocar) infinitivo
Ex.: I have worked hard these days =
the last few days
Formação:
usa-se o presente do verbo to have, o particípio do verbo to be (been), mais o
verbo principal no gerúndio (ing).
Ex.: I have been working I have not been working Have I been working?
Fromação do gerúndio (ing)
to begin = beginning ¹ listen = listening
Ex.: I had been studying I had not been studying Had I
been studying?
GRAMMAR
STUDY: IF CLAUSE
13 – A farmer needs water, doesn’t he?
GRAMMAR STUDY:
REPORTED SPEECH
Presente Perfeito
Passado Perfeito
This
That
GRAMMAR
STUDY:ADJECTIVE
- É uma palavra que descreve algo,
conta-nos o que é.
Seu lugar na frase
1 – antes de um substantivo
Ex.: It was a lovely
night.
2 – depois de um verbo de ligação
Ex.: Your garden
is nice.
Os adjetivos se dividem em:
A – adjetivos
de opinião (geral e específico)
B – Adjetivos
de fato (indica tamanho, forma, idade, cor, nacionalidade e material)
Ordem dos adjetivos na frases
Primeiro se
coloca os adjetivos de opinião geral, logo mais os específicos e depois os de
fato seguindo a ordem acima exposta.
Exs.: It is a lovely
comfortable chair.
There
was a large round table.
We met
some young Chinese girls.
She
gave me a yellow plastic bag.
Comumente se
usa um adjetivo no grau comparativo de superioridade ou superlativo antes de um
outro adjetivo.
Ex.: Some of the better
English
actors have gone to live in Hollywood .
This is
the largest wooden table I have ever seen.
Podemos usar
um substantivo com função de adjetivo junto a outro substantivo fazendo a
inversão.
Ex.: This is the television
programme I like more.
Quando
usarmos um substantivo junto de outro com função de adjetivo, nunca colocamos
um adjetivo entre eles, mas antes.
Ex.: He works in the French film industry.
Quando
usarmos dois adjetivos como complemento de um verbo de ligação, usamos uma
conjunção para ligá-los. Com três ou mais, usaremos vírgulas nos primeiros e a
conjunção nos dois últimos.
Ex.: The day was hot
and dusty.
We felt hot, tired and thirsty
GRAMMAR: THE PRESENT
PERFECT TENSE
Formação:
Sujeito + presente do verbo To Have + particípio do verbo principal.
Ex.: To Play (jogar,brincar,tocar) infinitivo
Singular Plural Negative Form
1st I have played 1st We have played I/you/we/they have not played
2nd
You have played 2nd You have played ( haven’t)
He has
played
3rd
She has played 3rd They have played Interrogative Form
It has
played Has
he/she/it played?
Usos:
a
- ações repetidas num passado indefiniddo. Ex.: I have worked hard lately.
b
- ações feitas num passado indefinido. Ex.: Those
tourists have rented a car.
c
- ações iniciadas no passado e ainda não terminadas.
Exs.: We have studied English since 1980. I have
lived in Rio for ten years.
Palavras
e expressões que acompanham o presente perfeito para indicar que a ação tem
acontecido repetidas vezes: lately = recently
Ex.: I have worked hard these days =
the last few days
several times, many times
Advérbios
usados com o Presente Perfeito:
Just
- usado para indicar ação muito recente, acabada de acontecer.
Ex.: They have just arrived.
Already - (já)
em afirmativas.
Ex.: They have already arrived.
Already - (já)
em perguntas.
Ex.: Have they arrived already?
(surpresa, enfático)
Have
they already arrived? ( previsão de uma resposta afirmativa)
Yet - (já) em perguntas. Ex.: Have they arrived yet?
Yet - (ainda) em negativas. Ex.: They
have not arrived yet.
Ever
(já, alguma vez) em
perguntas. Ex.: Have you ever been to Bahia ?
Ever - em afirmativas. Ex.: That
is the craziest thing I have ever seen.
Never -
(nunca) Ex.: I have never been in Bahia .
Distinção entre o Simple
Past e o Present Perfect
Tempo
definido – enfoque está no tempo
Tempo indefinido – o enfoque está na ação
They read this article last week
They have read this articles.
Preposições
For e Since
For
– usada nos dois tempos para mostrar duração de um espaço de tempo.
Susan has lived here for ten tears. Susan lived here for ten years.
Since
– marca o início do período de tempo em alguma coisa começou a acontecer no passado
e se prolonga até o presente.
They have lived in Detroit since
1992. Janet has studied since she was
nine.
GRAMMAR: THE PAST
PERFECT TENSE
Formação:
Sujeito + passado do verbo To Have + particípio do verbo principal.
Ex.: To work
(trabalahar) infinitivo
Singular Plural
Negative form
1st I had worked 1st We had worked I had not worked - I’d not worked
2nd You had worked 2nd You had worked I hadn’t worked
He had worked Interrogative form
3rd She had worked 3rd They had worked Had I worked?
It
had worked
Uso:
a - geralmente em períodos de duas orações, falando de duas ações
passadas, que aconteceram uma antes da outra. Para descrever a que aconteceu
antes num passado mais remoto, usamos o passado perfeito. Para a ação que
ocorreu depois, usa-se o passado simples.
Ex.: The play had begun when we arrived.
Regras para forma o
particípio
1
– de modo geral acrescenta-se “ED” ao verbo no infinitivo sem o to. Ex.: to
work – worked
2 – para verbos terminados em “E” acrescenta-se apenas “D”.
Ex.: to live – lived
3 – para verbos terminados em “Y” precedido de consoante,
retira-se o Y e acrescenta-se “ED”
Ex.: to study – studied
≠ to play – played
4 – para verbos monossílabos ou dissílabos oxítonos
terminados em consoante voga-conasoante, dobra-se a consoante final e
acrescenta-se “ED”.
Ex.: to stop – stopped
to emit – emitted ≠ to listen
– listened
Para os verbos irregulares não há regras porque cada verbo
tem sua forma própria de particípio.
Infinitive
Past Participle Inf. Past Part. Inf. Past Part.
To be was/were been To cut cut
cut To eat ate
eaten
Gammar Study: Present Perfect Continuous Tense
Afirmativa Negativa Interrogativa
Ex.: I have been working I have not been working Have I been working?
You have
been playing You have not
been playing Have you been playing?
He has
been going He has not been going Has he been going?
Uso: Descreve também uma ação que se iniciou no passado, e
que continua até o presente. Nada difere do Presente Perfeito, sendo, contudo,
mais indicado quando quisermos enfatizar
a real continuidade da ação até o presente momento.
Ex.: I have been studying a
lot so far. = Tenho estado estudando muito até agora. (ou venho estudando...) ¹ I have studied a lot so
far.= Tenho estudado muito até agora
Fromação do gerúndio (ing)
1 – de modo
geral acrescenta-se ing ao
infinitivo sem o to. Ex.: to walk =
walking
2
– para verbos terminados em E que
este não é pronunciado, retira-se o mesmo e acrescenta-se ing. Ex.: To live= living
¹
to being
3
– para verbos terminados em IE,
retira-se os mesmos e acresncenta-se ying.
Ex.: to lie = lying
4
– para verbos monossílabos ou dissílabos oxítonos terminados em
consoante-vogal-consoante, dobra-se a consoante final e acrescenta-se ing. Exs.: to run =
running
to begin = beginning ¹ listen = listening
GRAMMAR STUDY: PAST PERFECT CONTINUOUS TENSE
Formação: usa-se o passado do verbo to have
(had), seguido de been e o verbo principal no gerúndio (ing).
Afirmativa Negativa Interrogativa
Ex.: I had been studying I had not been studying Had I
been studying?
He had
been working He had not been
working Had he been working?
Uso:
Basicamente
denota o mesmo tipo de ação descrita pelo Passado Perfeito só diferido por
poder enfatizar mais a continuidade da ação iniciada no passado.
Ex.: When I arrived
home, I saw that Peter had been studying
his lesson.
Ao chegar em
casa, vi que Peter havia estado estudando sua lição.(ação talvez ainda
ocorrendo)
≠ When I arrived
home, I saw that Peter had studied
his lesson.
Ao chegar em casa, vi que Peter havia
estudado sua lição. (ação terminada)
GRAMMAR
STUDY: IF CLAUSE
Uma
sentença condicional consiste de duas partes:
a)
–
a condição (if clause)
b)
–
e a sua resposta (main clause)
As
condicionais, na sua maioria, se inserem nos seguintes casos:
1)
–
FUTURO POSSÍVEL (condição provável)
If clause no
Presente Simples Main
clause no:
a) –
Futuro Simples
b) –
Imperativo
c) –
Presente interrogativo
a) - you
will certainly obtain it.
Ex.: If you like it, b) -
ask for another!
c) - why don’t you buy it?
Estes
tipos de sentença dão alguma certeza ou forte probabilidade de que a ação na if
clause será realizada.
2)
–
PRESENTE IRREAL (condição
improvável)
If clause no
Passado Simples Main
clause no Condicional com:
a) would
b) should
c) could
d) might
Ex.: If I were seventeen, a) – I would stand up for my convictions..
b) – I should like it.
c) – I could speak it better.
d) – I might enjoy it.
Estes
tipos de sentença mostram que este tipo de situação é irreal e não se
concretizou.
3)
PASSADO IRREAL
(condição improvável)
If
clause no Passado Perfeito Main
clause no condicional Perfeito
Ex.: If I had had patience, everything would have been
well.
Aqui
sabemos que a condição não pode ser concretizada, pois as sentenças se referem
apenas a eventos já passados.
Observações
importantes:
a)
–
as condições são expressas através das palavras if (se), whether (se,
sim ou não) e unless (a menos que),
só aparecendo este último em condições presentes, acompanhado, portanto, de um
verbo no presente simples.
Ex.: I don’t
know whether he will come or not.
I didn’t know whether he would come or not.
We will not pass unless we staudy hard.
b)
–
o if pode ser omitido na presença do
passado simples e passado perfeito, sendo o sujeito precedido pelo verbo na sua
omissão. Esta forma não é comum no inglês corrente.
Ex.: If I were rich, I wouldn’t teach any
more.
Were I rich, I wouldn’t teach any more.
If
I had been rich, I wouldn’t have lived there.
Had I been rich, I wouldn’t have lived
there.
GRAMMAR STUDY: QUESTION-TAGS
É
uma maneira de dizer-se em inglês “não é” vindo sempre no final da frase. A
língua inglesa, na maioria das vezes, é mais fácil que outras em sua estrutura.
Neste caso, porém, torna-se difícil dizer-se um simples “não é?” ou “né?”
Em
inglês, teremos que inverter a “carga verbal” e repetir o sujeito na forma de
pronome no final da frase para formarmos o “não é?”
Ex.: You are
the teacher, AREN’T YOU? Você
é o professor, não é?
+ y
You aren’t
tall, ARE YOU? Você não é alto, é?
y +
Resumo:
a)
–
Em frases com um só verbo, exceto to be, usa-se os auxiliares: do, does no
presente e did no passado ou as negativas don’t, doesn’t e didn’t, sempre
contrários à carga verbal a frase inicial.
b)
–
Em frases com to be ou com dois ou mais verbos, tomamos sempre o primeiro verbo
e invertemos sua carga. Se o primeiro verbo for + acrescentaremos n’t, e se for negativo supriremos o not ou n’t e colocaremos o próprio verbo sem a
negação como question-tag no fim da frase.
c)
-
As palavras “never,(nunca) rarely,(raramente) seldom (raramente)”tornam a frase negativa, tendo a question-tag
que ser positiva.
d)-
As abreviaturas ‘d e ‘s podem significar had ou would e is ou has respectivamente, tendo-se que
descobrir seu verdadeiro significado pelo elemento que as seguir.
Ex.: ‘d gone =
had ‘d better = had ‘d go = would
‘d rather = would ‘s going = is ‘s died = has
e) Exceções:
I am__, AREN’T
I ? (AM I NOT ?) Let’s
not___, SHALL WE? Let’s__, SHALL WE?
I will__, WON’T I ? Imperativo, WILL
YOU?
I
shall__, SHAN’T I? I may__, MAY I NOT?
Observe os
exemplos abaixo:
01 – Mark Twain once said it, didn’t he?
Mark Twain oma vez o disse, não disse?
02 – Everybody talks about the weather, doesn’t he?
Todo mundo fala a respeito do tempo,
não fala?
03 – Nobody does anything about it, does he?
Ninguém faz nada a respeito, faz?
04 – It is true, isn’t
it?
É verdade,
não é?
05 – It is going to snow, isn’t it?
Vai
nevar, nãi vai?
06 – It will rain, won’t it?
Choverá,
não choverá?
07 – One man may say it, may he not?
Um homem pode dizê-lo, não pode?
08 – They can tell, can’t they?
Eles podem contar, não podem?
09 – They never agree, do they?
Eles
nunca concordam , concordam?
10 – They have talked this way, haven’t they?Eles têm conversado deste modo, não têm?
11 – They have nice garden, don’t they?
Eles têm um jardim legal, não têm?
12 – People look for the weather they want, don’t they?
As pessoas procuram pelo clima que
elas querem, não procuram?
Um fazendeiro precisa de água, não
precisa?
14 – He won’t believe anything, will he?
Ele não acreditará em nada,
acreditará?
15 – He doesn’t tell the truth, does he?
Ele não contará a verdade, contará?
16 – Let’s listen to people talking, shall we?
Vamos ouvir as pessoa conversando,
vamos?
17 – You don’t come with us, do you?
Você não vem conosco, vem?
18 – It hasn’t rained for a week, has it?
Não tem chovido por uma semana, tem?
19 – I shall take my umbrella, shan’t I?
Eu pegarei meu guarda-chuva, não
pegarei?
20 – I am going to the picnic, am I not?
Eu vou para o picnic, não vou?
21 – These are the ways, aren’t they?
Estes são os meios, não são?
22 - We must go now, mustn’t we?
Nós devemos ir agora, não devemos?
23 – They ought not to to be here, ought They?
Eles não devem estar aqui, devem?
24 – He had been to Rio ,
hadn’t he?
Ele tinha estado no Rio, não tinha?
25 – I was very quick, wasn’t I?
GRAMMAR STUDY:
REPORTED SPEECH
1.
Tipos de Discurso
a) Discurso Direto (D.D.), sendo esta a meneira de relatar-se algo dito
por alguém, da mesma forma que o próprio orador o fez, usando-se dois pontos e
aspas na escrita. Ex.:
(D.D) Mrs. Epiegler said to the
teller: “I want to cash my check now.”
b) Discurso Indireto (D.I.), sendo esta a maneira de
relatar-se o que foi dito através de um narrador com suas palavras. Ex.:
A girl in the bank tells the manager: You know... Mrs Spiegler told the teller that she wanted to cash her check then.
2. Mudanças no Discurso Indireto
a)
No D.D. usa-se say to somebody e no D.I. muda-se para tell somebody
b) Os pronomes, subjetivos, objetivos, possessivos e
advérbios de tempo mudam no D.I. Ex.:
D.D. She said: “I want to cash my check now.”
D.I. She said (that) she wanted to cash her check then
a)
Se o verbo na oração introdutória do D.D. estiver no
presente simples, contínuo ou futuro, o verbo e o tempo no D.I. não sofrerão
alteraçOes. Só sofrerão alterações os pronomes subjetivos, objetivos e
possessivos. Ex.: D.D. She says: “I want
to cash my check now.”
D.I. She says (that) she wants to cash her
check now.
E ainda: D.D. They will say : “We
will stay with you here.”
D.I. They will say
(that) they will stay with us here.
Se o verbo na oração introdutória no D.D. estiver no
passado simples, contínuo ou condicional, a frase no D.I. sofrerá as seguintes
alterações:
I.
os pronomes subjetivos, objetivos e possessivos mudarão
para o mesmo da oração introdutória
II. O verbo voltará um ciclo no passado, isto é:
Discurso
Direto Discurso Indireto
Presente Simples
Passado Simples
Presente Contínuo
Passado Contínuo
Passado Simples
Passado Perfeito
Presente Perfeito
Passado Perfeito
Futuro
Condicional
Passado Contínuo = Passado Contínuo
Passado Perfeito = Passado
Perfeito
III.
os lugares, tempo e pronomes demonstrativos sofrerão um
distanciamento, isto é:
Discurso
Direto Discurso Indireto
This
That
These
Those
Here
There
Now
Then, at that time
Today
That day
Yesterday
The day before, the previous day
Tomorrow The
next day
Ago Before
Observe as mudanças do D.D. para o D.I. nas frases
abaixo:
D.D. Mrs. Spiegler said: “My husband and I have a checking account.”
D.I. Mrs. Spiegler said (that) her
husband and she had a checking account.
D.D. She said: “I also want to deposit these other checks in my account.”
D.I. She said (that) she also
wanted to deposit those other checks in her account.
D.D. She said: “I hope I have made it out correctly.”
D.I. She said (that) she hoped she
had made it out correctly.
D.D. She said: “This will be fine.”
D.I. She said (that) that would
be fine.
D.D. She said: “I received a notice from the bank.”
D.I. She said (that) she had
received a notice from the bank.
Obs. Quando a informação no Discurso Direto ainda tiver
efeito no presente, como reakidade atual, o tempo permanece inalterado no
Discurso Indireto. Ex.:
D.D. The teacher said: “Ice is always cold.”
D.I. The teacher said (that) ice
is always cold.
2.
Quando o Discurso Direto for um pedido ou ordem, o verbo
do Discurso Indireto transforma-se em tell
(mandar) , ask (pedir, perguntar), order (ordenar), e introduz-se um
objeto indireto representando a pessoa a quem se dará a ordem ou faz-se o
pedido. O imperativo do D.D. é transformado em infinitivo no D.I. Perguntas no
D.D. exigem os conectivos how, if, whether no D.I. Ex.:
D.D. The doctor said: “How do you feel?”
D.I. The doctor asked me how I felt.
D.D. He said: “Please doctor, give something to relieve my pains.”
D.I. He asked the doctor to give him something to relieve his pains.
D.D. The doctor said to Mr. Jones: “Drink a little warm milk.”
D.I. The doctor told Mr, Jones
to drink a little warm milk.
D.D. The doctor said: “Do you think it is rheumatism, Mr. Jones?”
D.I. The doctor asked Mr.
Jones if he thought it was
rheumatism.
3. Quando perguntas
diretas forem expressas no Discurso Indireto, a forma interrogativa nãp é
mantida por tornar-se simplesmente uma afirmação. Ex.:
D.D. He asked me: “What is your name?”
D.I. He asked me what my name was.
D.D. He asked Mary: “Where do you live?”
D.I. He asked Mary where she lived.
D.D. He asked Tom: “Do you like tennis?”
D.I. He asked Tom if he liked
tennis.
QUANTIDADES INDEFINIDAS
Much - Muito,
muita
Ex.: I don’t have much
time. But I’ll give you a
hand - Não tenho muito tempo, mas vou lhe dar uma mão
Many - Muitos,
muitas
Ex. Harold has many
friends in the USA - O Harold tem muitos amigos nos EUA
Little - Pouco, pouca
Ex. Mary has little
patience with her children - A Mary
tem pouca paciência com seus filhos
Few - Poucos,
poucas
Ex. Johnny is
sad because he got few presents for
Christmas - O Johnny está triste porque ganhou poucos presentes no Natal
A great deal of - Muito, muita
Ex.: I’ve
spent a great deal of money on car
repairs - Tenho gasto muito dinheiro em consertos de carro
A lot of / Lots of - Muito, muita / Muitos muitas
Ex.: Jane has a
lot of talent for music - A Jane tem
muito talento para música
She has lots of friends - Ela
tem muitos amigos
Plenty of - Muito(a)(s), de sobra
Ex.: He had plenty
of opportunities - Ele
teve muitas oportunidades
A little - Algum(a),
um pouco de
Ex.: I
have a little money in my savings
account - Tenho algum
dinheiro em minha poupança
A few - Alguns,
algumas
Ex. She has a few friends in New York - Ela tem
alguns amigos em Nova York
Obs. Much não é usado em frases
afirmativas, sendo substituido por a lot
of, lots of ou a great deal of, exceto qundo estas
forem feitas em estilo formal ou qundo precedido por too, so ou very.
Many é
substituido por a lot of, lots of e plenty of
Few é comumente usado em expressões de tempo no plural
envolvendo as palavras next e last.
Ex.: In the last few
days In the next few weeks
Nos últimos dias Nas próximas semanas